“Foi fundada a Estalagem dos Padres. Era o melhor establecimento neste reino sem rival junto às estradas geraes do Paiz, (…)”
parede

Breve História

Albergaria-a-Velha foi, ao longo de séculos, ponto de passagem e paragem obrigatória para todos aqueles que, circulando na principal Estrada Real do país, se deslocavam entre Lisboa e Porto. Inicialmente com a primeira Albergaria fundada pela Rainha D. Teresa em 1117, mais tarde com diversas estalagens, depois com os hotéis e pensões do início do século XX, aos alojamentos locais, hotéis e pensões da actualidade, de variável dimensão e qualidade, Albergaria-a-Velha sempre foi, mercê da sua localização, uma terra privilegiada e de referência no que diz respeito a alojamento. Um desses alojamentos, a notável Estalagem dos Padres, fundada em 1818 e ao longo de cerca de 200 anos na posse da mesma família, notabilizou-se pois ali pernoitaram numerosos hóspedes, muitos dos quais ilustres. O seu nome, que vigorou ao longo dos tempos, deve-se ao facto de, por três ocasiões, sacerdotes terem sido os seus proprietários. Primeiro dois irmãos, depois um sobrinho destes, e de seguida um sobrinho deste último. Esta sequência de eclesiásticos na posse da estalagem, ao longo de décadas, é que esteve na base do seu nome. A história deste estabelecimento, ficou escrita em antigos apontamentos manuscritos, mas também em literatura de viagens, estrangeira e nacional, biografias e memórias de algumas figuras públicas, entre diversa outra bibliografia. Este edifício, depois de encerrada a estalagem teve diversas outras ocupações e funcionalidades, estando no presente prestes a ser uma unidade de alojamento.
Delfim Bismarck

A Estalagem

O alojamento tem uma lotação máxima de 30 pessoas, dispondo de 5 suites com wc privativo e 4 camaratas com beliches (duas com lotação para 6 pessoas; e outras duas para 4 pessoas); dois wc’s por piso (1 wc masculino, outro feminino). Dispomos de uma suite com wc privativo no rés do chão para pessoas com mobilidade condicionada. Acesso Wi-fi gratuito disponível por todo o alojamento; sala comum com videoprojector (portátil). Estacionamento gratuito e privado disponível (carece de reserva) e estacionamento na via pública.

Comodidades: Serviço de quartos (carece de reserva);
Instalações para reuniões;
Sala de estar; Sala de Jantar; Recantos de leitura; Cozinha para utilização livre; Serviço de limpeza diário; Engomadoria e lavandaria (custo adicional)
Exterior: Terraço com mobiliário de exterior e área para lazer.
Idiomas falados: português; inglês; francês; espanhol
Animais de companhia não são admitidos.