actividades
Atividades
Turismo da Natureza

A nossa região é rica em paisagens fluviais pelo que destacamos o potencial do rio Vouga e seus afluentes com os seus percursos pedestres e ecopistas. Junto ao rio há diversas praias fluviais e zonas lagunares onde sugerimos a Praia Fluvial da Quinta do Barco em Sever do Vouga e a Pateira de Frossos em Fermentelos.

Destacamos também o roteiro de Birdwatching da Ria de Aveiro onde a Pateira de Frossos assume um papel fundamental. Sugerimos a visita à BioRia bem como a Pateira de Fermentelos, onde o ambiente ribeirinho e laguna são observatórios de excelência da fauna e flora locais.

Gastronomia

Valorizamos a existência de três Produtos Certificados que abrangem o concelho: Carne Arouquesa DOP, a Carne Marinhoa DOP e os Ovos-moles de Aveiro IGP. A par destas iguarias certificadas, sugerimos também os doces típicos “Turcos” e o leitão à Bairrada em Angeja.

Turismo Religioso

Albergaria é uma cidade que fica nos caminhos de Fátima, onde se destacam as setas azuis.
Junto à Estalagem dos Padres cruzam-se também dois caminhos integrantes da rede do Caminho de Santiago, os quais estão assinalados com as habituais setas amarelas.

Pontos Turísticos

A visita ao centro histórico de Albergaria-a-Velha, onde está inserida a Estalagem dos Padres é fundamental com o seu casario antigo e ambiente agradável.
Nesta região destacamos também as cidades de Aveiro, Ílhavo, Águeda bem como as serras da Estrela e Caramulo com as suas aldeias típicas e gastronomia local de grande valor.